Perguntas mais Frequentes sobre o IBTA
Aqui estão as dúvidas que têm aparecido com mais frequência e portanto estamos oferecendo as respectivoas respostas. Todavia você pode entrar em contato conosco e esclarecer eventuais outras questões que porventura não tenha ficado claro nas exposições abaixo:
01 O IBTA é uma associação?
​
NÃO. O IBTA Instituto Brasileiro do Alumínio não é uma associação. Trata-se de um INSTITUTO cujo objetivo é promover o desenvolvimento de sistemas construtivos de alumínio e vidro, para atender o setor da construção civil e produtos industrias, peças e equipamentos e afubs. O IBTA é um Centro de Pequisa Tecnológica, observando os fundamentos da Qualidade, Responsabilidade e Ética Profissional.
​
02 O IBTA vai editar Norma ou fazer Homologação?
​
NÃO. Normas são atribuições exclusivas da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas e as Homologações estão vinculadas ao PBQP-H e respectivos Programas Setoriais de Qualidade. E as Normas do setor Industrial, estão relacionadas às correspondentes internacionais, ISO e correlatas.
03 O IBTA atuará junto aos programas de Qualidade?
​
SIM. O IBTA Instituto Brasileiro do Alumínio, pretende atuar fortemente junto ao setor de Esquadrias e Alumínio e Vidro. Para esta finalidade o IBTA irá emitir a RTI Recomendação Técnica IBTA, um documento no formato de proposta de procedimento, ilustrando e instruindo tecnicamente a questão apurada.
​
04 O IBTA terá associados? Empresa jurídica pode se associar?
​
Na condição de INSTITUTO, o IBTA adota os membros como AFILIADOS (OU FILIADOS) que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, que terão funções e qualificações diferentes da estrutura do IBTA. Portanto a palavra associado não se aplica, porém a participação é por filiação.
​
05 Para participar tem algum custo?
​
SIM. O afiliado pessoa física pagará uma mensalidade equivalente 1/24 (hum vinte e quatro avos) de um salário mínimo vigente. O afiliado pessoa jurídica pagará uma mensalidade equivalente a 1/6 (hum sexto) de um salário mínimo vigente.